Projetos

“TODA PESSOA É IMPORTANTE”! DIÁLOGOS ENTRE A TERCEIRA IDADE E A INFÂNCIA.



PROJETO DE EXTENSÃO

"A função social do velho é lembrar e aconselhar - memini, moneo- unir o começo e o fim, ligando o que foi e o porvir. Mas a sociedade capitalista impede a lembrança, usa o braço servil do velho e recusa seus conselhos. Sociedade que, diria Espinosa, ‘não merece o nome de Cidade, mas o de servidão, solidão e barbárie’, a sociedade capitalista desarma o velho mobilizando mecanismos pelos quais oprime a velhice, destrói os apoios da memória e substitui a lembrança pela história oficial celebrativa". (CHAUÍ apud BOSI, 1994, p. 18)


Descrição: O projeto será realizado em três etapas: a primeira etapa consiste em realizar atividades de socialização com grupos de idosos que residem em asilos de Panambi, bem como entrevistá-los a fim de escrever sua história de vida. A segunda etapa consiste em transformar a narrativa dos idosos em um livro infantil e em um CD de músicas infantis, cujo tema será a vida dos idosos participantes do projeto. A terceira etapa consiste em apresentar o livro e o CD para as crianças da Rede Municipal de Educação de Panambi, bem como promover a integração dos idosos com as crianças.

Objetivo geral: Favorecer a promoção humana, através da ressocialização, da percepção do indivíduo como um ser histórico e da problematização da realidade, a fim de possibilitar que este grupo reflita sobre o seu cotidiano e se posicione criticamente diante da sua realidade, bem como, apresente alternativas para a sua promoção enquanto ser humano. Ainda, contribuir para tornar a história de cada pessoa, ou seja, sua narrativa de vida, valorizada pela sociedade, de forma especial pelas crianças. Colaborando, assim, para a construção de um mundo mais justo e democrático.

Objetivos específicos:  
1. Criar situações nas quais os entrevistados reflitam a respeito de sua trajetória de vida;
2. Produzir narrativas a partir das entrevistas;
3. Transformar a narrativa dos idosos em livros e músicas infantis;
4. Favorecer a formação de leitores e o letramento; 


ACESSE O PROJETO COMPLETO: